Como conseguir equipamentos emprestados

É difícil a vida do operador. Aconteceu alguma coisa e você quer passar a experiência para todo mundo? É aqui!

Mensagempor Som ao Vivo » Seg, 25 Set 2006 10:51 am

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=57

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>Às vezes, por causa de um culto especial (casamento, ceia, vigília, etc) ou evento (fora da igreja), precisamos conseguir equipamentos emprestados. Não basta simplesmente telefonar para algumas pessoas e pedir, conseguir equipamentos emprestados tem todo um ritual, que é necessário ser seguido para evitar problemas. </p>
<p><span style="COLOR: #ff0000"..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
Som ao Vivo

Mensagempor gope » Sáb, 18 Nov 2006 4:15 pm

E, no meu caso eu aprendi na base dos "pedala" . MAis o importante que aprendi.
Falando em espréstimos...
Fernando na apostila sonorização ao vivo vc indica alguns livros...
vc os tem?
Por acaso vc quer me emprestar?(Por livre e espontânea intimação!!!)
E aquelas video-aulas? tbm serve!!!!
Gente se por acaso alguém quiser me doar material de estudo de som eu aceito de coração!!!! 8)

Abrçs não emprestados galera!
(essa foi horrível!)
Rafael
Projetista / Operador de áudio PGM
gope

Mensagempor ls.bastos » Ter, 06 Nov 2007 9:38 am

Esse lance de empréstimo é uma coisa complicada. Acontece até mesmo entre congregações, ou entre cultos de agradecimentos que ocorrem nas casas dos membros.

A questão de identificação do material, lista do material que foi emprestado.

E o que ocorre é que muita das vezes o material é emprestado sem avisar ao operador de som, até você descobrir que o material foi emprestado,já ficou doido procurando onde tava.
ls.bastos

Mensagempor 1Pedro » Qui, 22 Nov 2007 9:59 am

Em minha igreja o pastor com grande sabedoria faz o seguinte(ate para os membros), ele pede uma carta para servir de documento que a pessoa esta pedindo o determinado equipamento de som da igreja para ser usado em tal evento, e uma copia vai para o lider do ministerio onde ele escolhe quem vai acompanhando o equipamento, não sai nada da igreja sozinho.
1Pedro

Mensagempor TEO » Sex, 30 Nov 2007 1:16 pm

Na minha igreja eu sempre customo nao emprestar nada, principalmente se forem usar junto com outros equipamentos, ja teve um caso que emprestei um microfone de coral para ser usado em outra mesa de som e nao sei o que tinha na mesa dos caras ou mesmo se os multicabos dos caras estavam invertidos as polaridades, sei que quando ligamos o microfone de coral deu um negocio doido na mesa dos caras, nao funcionava nada, nem microfone normal estava funcionando, logo percebi que era tipo um curto, tirei na mesma hora o microfone de coral e voltou ao normal. Nao deu nenhum problema no microfone e nem na mesa, mas depois disso eu nunca mais usei meus microfones em mesa de ninguem, porque nunca se sabe o estado do equipamento dos outros. Outra coisa é se por acaso for sair com um equipamento nosso para fazer apresentacao fora, tem que ter alguem da equipe junto, se nao o equipamento nao sai. Eu ja deixo isso bem explicado até para o Pastor para nao ter problemas.

Eu sou da seguinte opiniao, a igreja nao tem dinheiro pra ficar comprando ou arrumando os equipamentos? então seja chato mesmo, cuide bem para nao ficar sem depois, o pessoal de fora da equipe nao esta nem ai, se quebrou acha que é so mandar arrumar e pronto...
TEO

Mensagempor bersan » Sex, 30 Nov 2007 10:14 pm

Téo,

gostei do que você disse:

seja chato mesmo, cuide bem para nao ficar sem depois

Quanto ao

o pessoal de fora da equipe nao esta nem ai, se quebrou acha que é so mandar arrumar e pronto...

Eu costumo avisar o seguinte. "Se acontecer algum problema, qualquer problema, não precisa nem explicar o que aconteceu. Basta chegar com um equipamento novo idêntico aqui na igreja."

Obviamente, não empresto para quem eu sei que não tem condições de pagar um novo. Muitas vezes vem um garoto me pedir, e eu falo para ele pedir para alguém da liderança da igreja dele me telefonar. Só aí empresto.

E não sou chato, sou chatíssimo. Gosto dos cabos enrolados de um certo jeito, pois me ajuda a guardar no local disponível. Quando empresto, ensino como quero que façam. Quando o pessoal vem devolver e encontro tudo bagunçado, desenrolo os cabos na frente da pessoa e peço para enrolar todos novamente, do jeito certo.

E todas as minhas coisas tem meu nome e telefone. Todas as minhas coisas e as da minha igreja. Tenho inventário de tudo, uma vez por semana confiro tudo, em casa e na igreja.

Um abraço,

Fernando
bersan
Site Admin

Mensagempor TEO » Sáb, 01 Dez 2007 12:59 am

é bersan, eu preciso fazer com urgencia um inventarios de tudo, apesar que as coisas da igreja nos deixamos em uma sala trancada e nem o zelador e o pastor tem as chaves, somente o pessoal da equipe de som, mas um inventario seria bom pra quando for sair ter um bom controle de qual equipamento saiu, se der problema em alguma coisa, até mesmo cabos, poh vira e mexe da problema em cabos, a gente vai separando eles pra depois arrumar tudo mas vai caindo no esquecimento, quando vamos ver tem pouco cabos disponiveis, as vezes mistura tudo denovo com os bons hauhaus. É controle é tudo, nao tem jeito...

outra coisa que o pessoal tem custume de fazer, enrolar cabo no braço, no comeco eu sempre fazia assim, até ver varios cabos dando problemas de um vez, nunca mais fiz isso. pior que tem um pessoal que sempre quer dar uma força, ai quando eu vejo o cara alem de enrolar no braço, ele esta com 5 cabos enrolando ao mesmo tempo, ai ta louco, eu peço pra deixar queto, eu mesmo faco isso se nao vai acabar com tudo...
TEO

Mensagempor bersan » Sáb, 01 Dez 2007 8:55 am

No final dos eventos que faço, muitas vezes dispenso ajuda, eu mesmo enrolo meus cabos.

Mas não há muita relação em enrolar "no braço" e quebrar. Cabos pequenos, até 10m ou 15m, enrolo na mão. Cabos grandes, com 20m ou mais, é no braço mesmo.

Talvez seja o jeito de enrolar.

Um abraço,

Fernando
bersan
Site Admin

Mensagempor TEO » Seg, 03 Dez 2007 12:50 pm

bersan escreveu:No final dos eventos que faço, muitas vezes dispenso ajuda, eu mesmo enrolo meus cabos.

Mas não há muita relação em enrolar "no braço" e quebrar. Cabos pequenos, até 10m ou 15m, enrolo na mão. Cabos grandes, com 20m ou mais, é no braço mesmo.

Talvez seja o jeito de enrolar.

Um abraço,

Fernando

É eu to fazendo isso tambem, os cabos grandes como de caixas acusticas e estenção de força que alem de bem grande é bem grosso, tem que ser no braço mesmo... a questão neste caso é que o pessoal tem pressa para enrolar e ai quando voce faz isso no braço voce aperta e talvez possa danifica-lo.
TEO

Voltar para Vida de operador de áudio