Olá André,
Conversei com um carinha hje a tarde e ele me disse que as saídas P10 de qualquer mesa são Mono
Certo...
por isso ficam baixas as gravações
Errado... daqui a pouco explico melhor o motivo
e ficaria melhor se fosse melhor por saída "CANON
Como você disse... "vixi".
Outra dúvida, se a gravação ficar baixa demais, eu posso aumentar o volume dela pelo Sound Forge?
Vamos então explicar tudo...
1) A maioria das s mesas de som tem entradas e saídas RCA, destinadas ao uso com gravadores. RCA OUT para gravar, RCA IN para reproduzir o sinal de um gravador.
2) O gravador (ou reprodutor) pode ser desde um tape K7 (alguém ainda usa isto?), um Vídeo K7 (já fiz excelentes gravações em fitas de vídeo K7, são muito melhores que fitas K7), um CD Recorder (raros), um DVD-Recorder (hoje mais comuns, substituíram os vídeos K7, e podem ser usados para gravação de áudio também). Não podemos esquecer dos DAT´s, dos MD, etc, etc, etc. Apesar disso, o que é mais comum hoje são mesmos os computadores e/ou MP3.
3) O uso natural e correto para gravação é tirar o som da mesa pelo RCA OUT e jogar no computador (ou no MP3 com Line-IN) via um cabo P2 estéreo - 2x RCA na outra ponta.
4) Cuidado com os cabos. Em qualquer loja você encontra os chineses que custam 2 reais. SÃO PURO LIXO. Os que eu uso, para você ter ideia, custam R$ 17,00.
5) O problema da gravação baixa não tem nada a ver com conectores. Isso é um erro de estrutura de ganho, muito comum. Faça assim para ter uma saída mais alta:
- no amplificador de potência que alimenta as caixas, não deixe o "volume" do amp no máximo. Deixe em -10dB.
- na mesa, você terá que aumentar os faders e ganhos para compensar a menor potência. Com isto, o volume do público voltará ao "normal".
- o que você fez no passo anterior resolverá o problema da "saída baixa" de gravação, o volume estará mais alto sim.
6) Qualquer coisa, só compensar no programa, seja Audacity, Sound Forge, etc.
Entendeu?
Um abraço,
Fernando